Páscoa e Semana Santa deve ser respeitada pelos Umbandistas ?
Irmãos, Boa Noite.
Muitos me perguntam:
- Você comendo carne na Sexta Feira Santa, você não acredita em DEUS, você esqueceu de que estamos na quaresma?
Minha Resposta:
- Acredito em DEUS sim, porém não sou católico, portanto não necessito realizar os preceitos e determinações de uma religião que eu não professo. A quaresma pra mim não tem significado religioso nenhum.
Pois é irmãos e quando respondo desta forma, invariavelmente ouço aquela velha palavra: “desconjuro”.
O que a Igreja católica e algumas denominações das igrejas neopentecostais realizam na época da páscoa, nada mais são do que o que nós Umbandistas, realizamos todos os dias de trabalho e dependendo do tipo de trabalho ou mesmo dos nossos mentores, por alguns dias.
Não somos católicos, portanto não necessitamos cumprir os preceitos de uma religião que não é nossa. Somos Umbandistas e como todo Umbandista devemos procurar entender e respeitar os preceitos das demais religiões, mas não necessitamos cumprí-los, pois temos os nossos fundamentos e preceitos e eles os deles.
Agora, se você sente-se bem em fazê-lo, se você sente-se culpado em não fazê-lo, então o faça, pois o que nós queremos são pessoas felizes, sem culpas a atormentar lhes o mental e o coração o que vai, isso sim, com toda a certeza do mundo, acarretar problemas pra vocês.
“Mas que não é necessário, ah isso não é”.
Que todos tenham uma excelente Páscoa, que apesar de não necessitarmos realizar seus preceitos, ela tem um significado que bem interpretado, edifica e restabelece a condição de espirito vivo e eterno, que todos nós, como filhos de um mesmo PAI e CRIADOR, somos herdeiros e beneficiários diretos.
Axé e que Pai Oxalá abençoe a Todos,
Pai Fabio Marques
Sacerdote Umbandista
Eterno Aprendiz de Umbanda