PERGUNTAS FREQUENTES

Os Sacramentos na Umbanda tem reconhecimento Civil?

Sim, os sacramentos como Batizado, CASAMENTO, extrema-unção e velório, na Umbanda tem sim validade juridica e cívil, é reconhecido pelos governos Municipais, Estaduais e Federais, desde que o SACERDOTE que esteja realizando a cerimonia atente-se para todos os detalhes juridicos e cívis de cada uma das cerimonias. O Sacerdote se devidamente identificado como tal, desde que a familia autorize, tem livre acesso as dependencias onde um sacerdote de qualquer outra religião, como hospital, necrotério, cartorio, etc.... até mesmo porque a UMBANDA é reconhecida como religião e deve ser respeitada como tal. 

O Batismo na Umbanda é restrito aos Pais e ao Corpo Mediunico do Terreiro?

Não

O Batismo na Umbanda é um ritual ABERTO ao PUBLICO, desde que o local onde se esteja realizando a cerimonia comporte a quantidade de pessoas que os Pais da Criança desejarem convidar à cerimonia.

Qual a Diferença de Batismo e Conversão?

Batismo é realizado em pessoas, normalmente crianças,  que ainda não foram "apresentadas" ao criador e a conversão é realizada em pessoas já apresentadas por outras religiões, mas que desejam, a apartir daquele momento, professar a religião Umbandista.

O que é Sincretismo?

Sincretismo é a analogia entre o Poder  supremo do Orixá representado em nossa religião pelas forças divinas, com os santos catolicos que representavam a mesma força. Na época da escravidão, os negros escravos, para poder adorar os seus Deuses, montaram altares com Santos Católicos. Esta analogia, foi indicada pelo plano espiritual, que em seu saber infinito indicou cada Força Divina à um santo catolico para que os Negros escravos continuassem a cultuar seus deuses. Como exemplo citaremos o Orixá Ogum, que na Umbanda é o Orixá guerreiro, vencedor de demandas e na imagem do santo católico, o Soldado Romano está guerriando com o dragão(o mal), em nome de DEUS. O Santo Catolico está vencendo a demanda....

Qual a melhor Tenda ou Terreiro para eu frequentar?

Não existe a melhor casa a ser frequentada ou o melhor lugar. Voce deve perceber com sua intuição e percepção, se o lugar que voce está indo é sério, se as pessoas respeitam o local de trabalho, se os médiuns estão atentos ao trabalho ou estão dispersos, etc... Pergunte aos frequentadores mais antigos, afinal de contas, somos todos irmãos, não é mesmo? 

Em caso de Duvida em alguma situação, se voce sentir-se incomodado(a) com alguma coisa, dirija-se ao Dirigente Espiritual e diga que voce quer conversar sobre alguma coisa que ocorreu e que voce tem duvida. Tenho a certeza de que ele esclarecerá as suas duvidas.

Porque se usa Bebida e Fumo na Umbanda?

A nossa vida é feita de energias. A Umbanda lida com todas estas energias. As entidades são eximias manipuladoras destas energias e algumas destas energias tem o efeito de limpeza imediata, como por exemplo , a defumação individual realizada pelo tabaco, pois neste ato de se trabalhar com o tabaco, as entidades estão manipulando no minimo tres essencias, tais como:  a essencia eólica(Fumaça); a essecia mineral(o proprio tabaco) e a essencia ignea(a brasa), que tem um efeito limpador impar, quando utilizados pelas entidades, pois as entidades não utilizam o tabaco de forma a prejudicar o seu médiun, pois os mediuns não fumantes também trabalham com o tabaco. No mesmo conceito é utilizado o Alcool, de forma a reequilibrar o corpo eterico(eter) do médium e muitas das vezes, quando é servido ao consulente, é porque este está necessitado também deste equilibrio eterico. A dose que é servida, muitas vezes, ou na maioria delas, é uma dose insignificante, pois a entidade não precisa da quantidade e sim da qualidade, com algumas exceções que não vem ao caso citar aqui.

Lembro que em nenhuma hipotese, médiuns ou consulentes menores de idade devem utilizar-se destas substâncias, pois são ilegais para menores e, como a Lei dos Homens se aplica a todos, não podemos desrespeita-las.

Da mesma forma que os fumantes devem dirigir-se para fora do terreiro para fumar, porque fumar em ambientes fechados é proibido em alguns estados do Brasil e além disso, devemos separar o ritual religioso do ato humano de fumar.

Porque não se deve comer carne nos dias de Trabalho Espiritual?

Não se deve comer carne pois, além de ser um alimento de dificil digestão, a Carne, seja ela vermelha, branca ou qualquer outro tipo de alimento animal, quando de seu abate, tráz em sí impregnada os sentimentos (Energias) daquele momento.

Porque não podemos manter relações Sexuais e nem beber bebidas alcoolicas no dia que antecede o trabalho espiritual?

Em alguns templos, casas terreiros e tendas, dependendo do dirigente espiritual ou do mentor da casa se faz necessario que esta abstinencia de sexo e alcool seja de mais dias. O motivo de não se permitir o Sexo nos dias de trabalho, nada a ver tem com o Médium ser casado ou não, mas sim com as energias vitais trocadas durate o ato sexual. Muitos médiuns perguntam, as vezes até indignados: Mas eu sou casado(a), qual o problema? O problema é que o médium tem um padrão energeticoe vibratorio conhecido de seu mentor e suas entidades. QUando há a relação sexual, este padraõ energetico vibratorio se altera, pois é interpenetrado pelo padrão energetico vibratorio do esposo(a), namorado(a), etc.... Desta forma não ocorre o alinhamento energetico de seu mentor e entidades, atrapalhando os trabalhos daquele mediun e de suas entidades.

Em relação à bebida Alcoolica, ocorre quase o mesmo fenomeno, com a unica diferença que esta alteração energetica da-se pela interferencia do alccol no padra energetico vibratorio do médiun, que éde responsabilidade unica e exclusivamente dele, além de abrir passagem para os obsessores viciados em alcool. Sempre lembrando que o primeiro copo nós tomamos sozinhos, do segundo em diante nunca bebemos sozinhos.


Envie suas duvidas para tendacaminheirosdaluz@ig.com.br,

que as perguntas serão respondidas aqui.